quarta-feira, 22 de setembro de 2010

MOSTRA GERAÇÃO APRESENTA NO FESTIVAL DO RIO FILMES FEITOS POR E PARA CRIANÇAS E JOVENS

Mais uma edição da MOSTRA GERAÇÃO do Festival do Rio se aproxima. A partir do dia 24 de setembro, quando o Rio de Janeiro for tomado pela tradicional maratona cinematográfica, crianças e jovens também terão sua vez nessa corrida. A partida começa com uma exibição de abertura com a pré-estreia do filme EU E MEU GUARDA-CHUVA, de Toni Vanzolini, exclusiva para estudantes da rede pública de ensino e de ONGs ou instituições sem fins lucrativos. 

Durante 15 dias, o melhor da produção infanto-juvenil mundial será exibida em animadas sessões abertas à todas as pessoas. Para os menores, que ainda não conseguem ler as legendas, os filmes são dublados ao vivo. Curtas-metragens brasileiros abrem cada sessão de longas-metragens estrangeiros. A relação completa dos filmes segue abaixo. 

A MOSTRA GERAÇÃO também tem filmes produzidos por crianças e jovens de diversas escolas e projetos sociais: o PROGRAMA VÍDEO FÓRUM.  Por essas sessões já passaram nomes que hoje se destacam no meio cinematográfico, como Luciano Vidigal, Luciana Bezerra e Manaíra Carneiro, (5 X Favela – Agora Por Nós Mesmos), Gustavo Melo (A Distração de Ivan) e Felipe Bragança (A Alegria). Jovens realizadores que prometem agitar muito o cinema brasileiro e que este ano se destacaram no maior festival de cinema do mundo, Cannes. 

No PROGRAMA VÍDEO FÓRUM serão exibidos 45 vídeos de todos os tipos, estilos e formatos. A criatividade em usar o meio audiovisual para se expressar foi o critério de seleção dos filmes. Além da exibição em uma sala de cinema, no final das sessões os jovens realizadores participam de um debate sobre os seus trabalhos com o público presente. A seleção contempla produções realizadas no Rio de Janeiro, Niterói, Teresópolis, Cabo Frio, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Petrópolis, Recife/PE, Piracicaba e Osasco/SP, Palmas/TO, Salvador/BA e até de outros países como Espanha, Argentina e Itália.

E na MOSTRA GERAÇÃO também se aprende a fazer um pouco de cinema na OFICINA GERAÇÃO. Para 2010, a oficina oferecida será de MAKING OF. Jovens de 12 a 18 anos poderão participar e com isso conhecer um pouco mais de como se registra os bastidores de um filme ou de um grande evento como o Festival do Rio. Os instrutores serão os jovens realizadores Cavi Borges, Luciano Vidigal, Gustavo Melo e Abelardo de Carvalho. Todo o material realizado na OFICINA GERAÇÃO será disponibilizado no site do Festival do Rio e no YouTube, além de compor o making of oficial da Mostra Geração. 

Fechando a programação, haverá o ENCONTRO DE EDUCADORES, que esse ano irá apresentar em pré-estreia, o longa-metragem DESENROLA, de Rosane Svartman. Essa sessão é exclusiva para professores, que devem confirmar presença antecipadamente com a produção da MOSTRA GERAÇÃO. Nesse dia, após a exibição haverá um bate-papo com a diretora e alguns dos atores do filme.
Muitos filmes, muitas atrações, muita diversão e reflexão sobre o universo infanto-juvenil. É o que promete a 11ª edição da MOSTRA GERAÇÃO do Festival do Rio. 

Contatos:
- Para fechamento de grupos de estudantes ou confirmação de professores, e informações sobre a Oficina Geração: 21 2539-6142 mostrageracao@festivaldorio.com.br e videoforum@festivaldorio.com.br

- Imprensa falar com Breno Lira Gomes: 21 8754-0952 / blgassessoria@yahoo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário