sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

AGORA AS COMUNIDADES TEM VOZ!




De uns tempos para cá tem se falado muito em trabalhos comunitários em favelas (comunidades). E apesar de muita coisa ficar na promessa, algumas atitudes tem sido bem desenvolvidas, viabilizando recursos e investimentos.

Entretanto nós que trabalhamos com comunicação, principalmente comunicação comunitária, podemos perceber que algo mais extenso precisa ser feito e principalmente mostrado.

As comunidades ou favelas têm riqueza cultural imensa que precisa ser explora e divulgada. E isso não é feito pela grande mídia que não se preocupa com esses lugares, também, produtores de arte. “Se não mora na Zona Sul ou não é uma ‘estrela consagrada’, desculpe, mas ainda não chegou a sua vez”. E assim as necessidades dessa população são deixadas de lado e ficam pra próxima vez, que nunca chega!

Vamos tentar modificar essa visão com trabalho jornalístico sério, produções de imagens verdadeiras, textos que exponham apenas a realidade e nada de mundo cão. Mostrar a violência, que não existem só nas favelas, é um nicho de explorações para muitos. Porém a ATCC-RJ foi criada para mostrar o que tem de positivo, que é bem mais do que as tragédias apresentadas.
_______
Imagem: Blogspot

3 comentários:

Associação de Trabalhadores em Comunicação Comunitária do Rio de Janeiro/ ATCC-RJ disse...

Vamos participar comentando e trazendo boas ideias e sugestões.

8 de janeiro de 2010 às 11:01
Luiz Fernando "Dudu" Azevedo disse...

Pessoal da ATCC,
Vai ser bem legal se vcs puderem aparecer no evento a seguir!
Se for possivel, por favor, publiquem esse convite no blog!!!
Grande abraço,
Luiz Dudu Azevedo

MARÉ DISCUTE DESDOBRAMENTOS DA 1ª. CONFERENCIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA (CONSEG)

Caro Sr.(a):

Vimos convidar você e sua instituição para participar de um encontro onde discutiremos os desdobramentos da 1ª. CONSEG. Nessa oportunidade contaremos com a presença de um representante do Ministério da Justiça.



Como etapa preparatória para a Conferência Nacional foi realizada em 28 de junho de 2009 a Conferência Livre na Maré. Na ocasião definimos seis princípios e 14 diretrizes como sugestão ao documento que definiria a Política de Segurança Pública para o nosso país, considerando-se os interesses e demandas das populações de favelas.



Dentre os 184 participantes da Conferência Livre na Maré contamos com a presença de 112 moradores do bairro, representantes das associações de moradores, membros da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro - PMERJ, representantes de organizações da sociedade civil e pesquisadores.



Esse evento foi importante por ser a primeira iniciativa na Maré que, de maneira aberta, realizou a discussão da segurança pública e conseguiu mobilizar instituições locais e moradores. Mas não podemos parar ai. Entendemos que as propostas que foram definidas na Conferência Livre na Maré e incorporadas na 1ª CONSEG precisam agora ser discutidas e colocadas em prática. É por isso que você não pode ficar de fora da continuidade desse processo.







Data do Encontro: 23/ 01/ 2010

Horário: 9:00h às 12:00h

Local: Centro de Artes da Maré

Endereço: Rua Bittencourt Sampaio, 181 – Nova Holanda/ Maré

12 de janeiro de 2010 às 08:33
Associação de Trabalhadores em Comunicação Comunitária do Rio de Janeiro/ ATCC-RJ disse...

Luiz Dudu Azevedo,
A ATCC-RJ vai estar presente e publicaremos aqui no COMUNIDADE EM NOTÍCIAS todas as informaçõessobre o evento.
Abraços.

13 de janeiro de 2010 às 09:12

Postar um comentário